Nossos Exames

  • Os exames complementares são realizados com a finalidade de auxiliar o oftalmologista no diagnóstico das doenças oculares. A OBH – Oftalmoclínica Belo Horizonte oferece aos seus pacientes os procedimentos abaixo:
  • Campimetria Computadorizada

    A Campimetria Computadorizada é o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. Utilizado para diagnosticar o glaucoma, doenças neurológicas, entre outras.

    Ceratoscopia Corneana – Topografia

    A Topografia ou, Ceratoscopia Computadorizada de Córnea, é o exame indicado através do qual uma análise qualitativa e quantitativa do astigmatismo corneano pode ser realizada.

    Curva Tensional Diária

    Consiste na medição da pressão intra-ocular em diferentes horários ao longo do dia. É muito importante no diagnóstico e no monitoramento do glaucoma, pois sabe-se que a pressão intra-ocular sofre oscilações nas 24 horas.

    Biometria Ultrassônica – Ecobiometria

    É o exame que mede o tamanho do olho através de uma sonda de ultrasson, pode ser de contato ou de não-contato (imersão).
    Essa medida é usada para calcular o grau da lente intraocular que é implantada em cirurgias de catarata. A ecobiometria também pode ser utilizada para acompanhamento do tamanho do olho em casos de glaucoma congênito.

    Gonioscopia

    Exame que permite verificar o ângulo da câmara anterior do olho, onde a íris se encontra com a córnea, utilizado para investigar a suspeita de glaucoma ou para avaliar pacientes que têm a doença. Também auxilia na investigação de tumores da íris, trauma ocular e outras anormalidades.

    Mapeamento de Retina

    Mapeamento da retina é um exame complementar (não faz parte da consulta normal) onde todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque neste exame só as estruturas centrais do fundo do olho são visualizadas. O mapeamento da retina é feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente que o médico segura entre o olho e o aparelho, a qual neutraliza o poder de refração da córnea e assim permite a visualização das estruturas internas. Devido à forte luz utilizada, mesmo em olhos com opacidades de meios como catarata ou doenças da córnea, o exame é possível.

    Teste de BUT

    O tempo de ruptura do filme lacrimal (“Break up time” ou BUT) auxilia a observação da estabilidade do filme lacrimal pré-corneal.

    Acuidade Visual a Laser

    O exame de acuidade visual a laser permite a avaliação do potencial da visão central no pré-operatório de cirurgias de catarata, estimando a acuidade visual que será atingida após a cirurgia.

    Teste de Shimer

    Teste de Schirmer é um teste utilizado para determinar se um olho produz quantidade suficiente de lágrima para mantê-lo lubrificado. O teste é usado quando o paciente apresenta olhos muitos secos ou lubrificação muito intensa dos olhos. O teste não apresenta nenhum risco para o paciente.

    Rosa Bengala

    Rosa bengala é um corante que é instilado no olho e que permite avaliar o grau de sofrimento das células superficiais da córnea e da conjuntiva pela baixa proteção do filme lacrimal.

    Teste de Lente de Contato

    Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente.

    Paquimetria Ultrassonica

    A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas. É um exame indolor e de rápida execução. O paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato caso faça uso. Para sua realização é apenas necessária a instilação de uma gota de colírio anestésico e que o paciente fixe o olhar no ponto determinado pelo médico, para que com uma sonda ultrassônica sejam feitas as medidas.

    Retinografia Simples

    O exame é a documentação fotográfica através de câmera digital das estruturas da porção posterior do globo ocular.

    Retinografia Fluorescente

    Trata-se da realização de fotografias da retina (fundo de olho) com com a necessidade de injeção de contraste intra-venoso (fluoresceina sódica – não contém iodo) e dilatação da pupila com colírios. Mesmo sendo um exame invasivo, pois necessita de injetar medicamentos intra-venosos, possui uma margem de segurança satisfatória, sendo raras as reações adversas, porém poderão ocorrer reações alérgicas.

    Fotocoagulação Laser

    É um tratamento a laser, indicado para algumas doenças da retina, permitindo melhor terapêutica e controle dessas doenças.

    Fototrabeculoplastia Laser

    A trabeculoplastia a laser é uma forma não-invasiva de redução da PIO, o laser aumenta a drenagem do humor aquoso, reduzindo a pressão intra-ocular, a exemplo do efeito de alguns colírios. Geralmente usado para tratar glaucoma de ângulo aberto onde pequenos furos são feitos com laser na área de drenagem trabecular para permitir que o humor aquoso drene mais livremente.

    Microscopia Especular

    Exame indolor, que fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células da mesma. (Formato, tamanho, número das células).

    Utilizado em pré-operatório de cirurgia intra-oculares em geral, tais como na cirurgia de Catarata, de Glaucoma, de Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.

    OCT - Tomografia de Coerência Optica

    Para diagnósticos da Retina e Glaucoma.