CATARATA
É a denominaçao dada a qualquer opacidade do cristalino que afete a qualidade e/ou a quantidade da visão . É considerada a principal causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento.
O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de Lente intraocluar (LIO)
Toda avez que a qualidade de vida do portador de catarata esteja comprometida, ou seja, que existam limitações nas atividades que realiza habitualmente, a cirurgia está indicada.
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
A retinopatia da prematuridade é uma doença vasoproliferativa secundária à inadequada vascularização da retina imatura dos recém-nascidos prematuros, que pode levar a cegueira ou a graves sequelas visuais.
O exame ocular deve ser realizado entre 4ª e 6ª semana de vida. A indicação dos exames subsequentes deverá ser determinda pelos achados do primeiro exame.
GLAUCOMA
Glaucoma é uma doença que ocorre mais frequentemente em ambos os olhos e geralmente com o aumento da pressão intra ocular e comprometimento do nervo óptico levando a cegueira.
O tratamento se faz de três maneiras: com medicamentos, laser ou cirurgia.
Geralmente, o tratamento inicial, e o mais frequente, se faz com medicamentos (colirios).